Na última semana, o Centro de Atenção Psicossocial Dr. Walter Alberto Pecóits (CAPS II), referência em saúde mental para os 27 municípios consorciados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste (CONSUD), recebeu o Certificado de Reconhecimento da Itaipu Binacional no encontro das instituições do Edital 01/24 – Itaipu Mais que Energia.
O Edital 01/2024 da Itaipu Binacional, em parceria com a Caixa Econômica Federal, prevê o investimento de R$ 400 milhões em projetos sociais, ambientais e de saúde nos 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.
Esses recursos apoiam iniciativas que promovem bem-estar, inclusão social, sustentabilidade e qualidade de vida, fortalecendo organizações sociais e suas causas.
O projeto apresentado pelo CAPS II, coordenado por Patricia Motter, tem como objetivo a aquisição de equipamentos para a ampliação da academia terapêutica, ampliando as possibilidades de cuidado e reabilitação psicossocial de seus usuários. Essa iniciativa irá beneficiar diretamente pacientes em tratamento de transtornos mentais severos e persistentes, promovendo bem-estar, inclusão social, autonomia e qualidade de vida.
A academia será equipada com aparelhos modernos, possibilitando atividades físicas individuais e coletivas, que são reconhecidas cientificamente como fundamentais no tratamento da saúde mental.
Com atendimento multiprofissional, o CAPS II já acolhe mais de 150 usuários ativos em atividades terapêuticas, e com este investimento poderá expandir significativamente o alcance e os resultados do cuidado integral.
O reconhecimento foi destacado pelo Assessor de Responsabilidade Social da ITAIPU, Eduardo Scirea, como um marco importante para o fortalecimento da rede de atenção psicossocial em toda a região. Esse projeto impactará diretamente os pacientes e famílias dos 27 municípios do CONSUD, fortalecendo a saúde mental e a inclusão social em nossa comunidade.